A importância de uma boa presença digital

Por Alison Nunes / 31/08/2018 /

Já virou clichê dizer que toda empresa precisa marcar presença na internet, o fato é que muitas empresas somente existem na internet e perdem todo seu potencial por não planejarem estrategicamente ações que consolidem neste ambiente.

Podemos justificar de diversas maneiras a importância de uma boa presença digital, ao invés de falar sobre ações de Marketing Digital, neste artigo gostaria de tratar de um tema em especial: a mudança no perfil dos consumidores.

Na era digital, o ditado popular "quem não é visto não é lembrado" faz ainda mais sentido. Com o número crescente de pessoas conectadas, que utilizam a internet com objetivos diversos, já não é novidade para ninguém que ter uma presença digital forte é fundamental para qualquer tipo de negócio.

A internet mudou a forma como fazemos negócios

A internet mudou drasticamente a maneira como as pessoas se relacionam, fazem compras, se informam, estudam, expressam opinião etc. Nesse contexto, toda empresa que queira ser relevante na rede e fora dela deve apostar em uma presença digital eficiente.

Você já parou pra pensar que os nascidos nos anos 2000 estão completando 18 anos agora em 2018? E que passaram a fazer parte da população economicamente ativa no Brasil?

Hoje, os consumidores que se relacionam com as marcas na internet, são de uma geração que ainda estão acostumados a comprar em lojas físicas, ainda são impactados por televisões, rádios e revistas e outros tipos de mídias offline.

Os consumidores mais jovens estão 100% conectados, eles possuem comportamento diferente pelo fato de serem multitarefas, assistem muito menos televisão por exemplo, e quando assistem, com certeza estão mexendo no celular ou redes sociais, são muito mais impactados por conteúdos que vem da internet.

Se sua marca não tiver força e uma boa presença no ambiente digital, que é o ambiente que essas pessoas da geração mais nova vão considerar como primeiro ponto de contato, sua marca enfrentará grandes problemas, pois você será desconsiderado por esses novos consumidores, sua marca se quer será lembrada.

Talvez hoje não sentimos tanto isso, pois estamos em um processo transitório e existem consumidores de diferentes gerações, agora imagina quando a maior parte dos consumidores ativos forem os da nova geração?

Conclusão

Nossa sugestão é que desde já, você comece a se preocupar e a planejar a presença digital da sua empresa, considere estar presente nas plataformas que tenham haver com seu ramo de atuação, crie seu site, crie um blog, crie perfis nas redes sociais, ofereça uma proposta relevante de conteúdo para sua audiência, enfim, marque presença!

Compartilhe este post:

Deixe seu comentário