Marketing Digital: o que é e por onde começar

Por Alison Nunes / 18/09/2018 /

Muito se tem falado sobre Marketing Digital e esse artigo tem como objetivo falar como ele surgiu e por onde você deve começar para criar a Presença Digital da sua empresa.

Marketing Digital é o conjunto de ações executadas por uma empresa (ou pessoa) através da internet com o objetivo de atrair relacionamento, gerar novos negócios e desenvolver a presença online da marca. 

As pessoas vivem cada vez mais conectados na internet, e justamente por isso, é indispensável para quem tem um negócio, marcar presença neste ambiente. Não investir em estratégias de Marketing Digital pode tornar sua presença digital quase que imperceptível para seu público.

Como surgiu o Marketing Digital?

O Marketing Digital nasceu juntamente com a internet nos anos 60 mas foi na década de 90 que começou a crescer absurdamente, pois foi neste período que a população passou a ter acesso com mais facilidade na internet, tanto em suas casas como no trabalho.

Em 1995 a Amazon realizou a primeira venda através da internet, criando o conceito que conhecemos hoje como E-commerce. Em 1997, John Barrer criou o primeiro blog. Voltando ainda mais no tempo, em 1971 Ray Tomlinson da BBN criou o e-mail, possibilitando a troca de mensagens eletrônicas, claro que, hoje modernizado por conta das novas tecnologias que surgiram desde então.

As primeiras redes sociais foram apresentadas ao mundo em 2002, teve o lançamento do Friendster considerada a primeira rede social, também neste período surgiram outras como o Fotolog, Linkedin e MySpace, porém foi em 2004 que o Google revolucionou o conceito de rede social com o lançamento do Orkut, foi uma febre momentânea que foi perdendo espaço para no mesmo ano para o Facebook e o Flickr.

Neste período que o conceito de Marketing Digital foi tomando a forma que conhecemos hoje, a informação passou a ser democratizada e ficou ao alcance de milhares de pessoas através da internet. Em pouco tempo a internet foi dando um boom, portais começaram a ser referência e receber a atenção de centenas de usuários que impulsionou mais ainda para que esses canais fossem ideais para o investimento de publicidade.

O impacto da Internet no Perfil do Consumidor

Com a internet em ascensão e a informação acessível aos usuários conectados, foi inevitável a mudança no comportamento do consumidor, podemos afirmar que a internet mudou a forma de como consumimos produtos e serviços. O grande diferencial é que enquanto o marketing tradicional trabalhava com “convencimento’’ o Marketing Digital trabalha com o empoderamento. O Marketing Digital deu poder de escolha para o público! Aqui o consumidor que manda, ele consegue encontrar informações e até uma nova oferta no próximo clique.

Com o Marketing Digital, pequenas empresas se tornam gigantes

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é que ele dá a oportunidade também para quem não dispões de muito recurso financeiro para investir em ações na internet. Além de oferecer meios gratuitos de se trabalhar no meio digital, comparado aos meios tradicionais, se torna o investimento mais barato que uma empresa pode fazer quando o assunto é publicidade.

Isso tornou o mercado muito mais competitivo, se tornou obrigatório o investimento em estratégias digitais para empresas sobreviverem. Com uma boa Presença Digital, pequenas empresas se apresentam como gigantes e andam lado-a-lado com grandes players do mercado.

Temos outra clara diferença, o marketing tradicional nasceu para abordar pessoas! Enquanto o Marketing Digital tem como característica principal, despertar e atrair o interesse das pessoas para o que você faz. Temos aqui uma inversão do fluxo! Em uma abordagem você vai até o cliente, e em outra o cliente vai até você.

Por onde começar e como adotar o Marketing Digital como estratégia para minha empresa?

Agora que você já conhece o Marketing Digital e um pouco da sua história é importante saber o principal, né? O que você pode fazer para adotar o Marketing Digital como estratégia para sua empresa?

O Marketing Digital como vimos, é constituído por ações realizadas através da internet e existem diversos estratégias, canais, ferramentas (gratuitas e pagas) e conceitos que você pode adotar para o seu negócio. Como ponto de partida, recomendamos que você considere contar com as seguintes ferramentas.

Crie um site para sua empresa

O site é o ponto de partida para qualquer estratégia de Marketing Digital, é ele que irá receber todo o tráfego gerado através das suas ações e muitas fezes, fazer o “primeiro contato” com seu potencial cliente, portanto, ter um site hoje é fundamental para toda empresa que deseja se aventurar no ambiente digital.

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Tenha um blog

O blog é outra ferramenta rentável dentro do Marketing Digital. Através dele, você pode enriquecer sua página com conteúdo relevante para seu público. Nessa ferramenta é possível mostrar para sua audiência que você sabe quais são suas necessidades, e melhor, que você tem a solução que eles tanto precisam. Independentemente do tamanho ou do ramo do seu negócio, um blog pode fortalecer sua estratégia de Marketing Digital, consolidar sua marca e ajudar a ampliar o seu alcance na internet.

Seja visível aos olhos do Google

Você já possui um site e um blog onde escreve conteúdos riquíssimos sobre sua empresa e área de atuação. Agora você precisa fazer com que esse conteúdo chegue até sua audiência certo?

O Google é peça fundamental neste caso, seja através de campanhas pagas no Google Ads ou através das Otimizações para Motores de Busca – SEO, o Google por ser hoje o motor de busca mais utilizado pelos internautas, ter seus links indexados e entre as primeiras posições irá atrair tráfego e impactar ainda mais pessoas na internet.

Esteja presente nas Redes sociais

Quem não está presente nas redes sociais hoje em dia? As redes sociais possuem um grande público, os usuários podem estar presentes inclusive em mais de uma rede. As mais populares atualmente, segundo pesquisas, são: Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, Linkedin e Youtube.

É importante lembrar que cada rede social possui as suas particularidades já que cada uma tem o seu formato, o seu objetivo e até mesmo a sua linguagem. Conhecer os diferenciais de cada, te ajuda a definir estratégias de posicionamento nestes canais.

Invista em compra de mídia

Você pode conquistar resultados organicamente através das suas ações na internet porém, investir em mídias pagas te garante resultados a curto prazo, além de ser um dos principais meios de conversão de clientes. 

Existem diversos canais para essa finalidade, atualmente as mais comuns são os anúncios em redes sociais através do Facebook Ads e Instagram Ads ou ainda, o Google Ads, que coloca os links do seu site nas primeiras posições dentro do motor de busca.

Conclusão

Mais importante que estar presente na Internet, é você contar com um bom Plano de Presença Online, por mais simples que possa parecer, ter uma presença digital organizada te garante ainda mais resultados. Esperamos que nossas dicas ajudem você a elevar sua presença digital para outro nível.
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